Vitamina D

Recebo diariamente no meu consultório muitos pacientes com deficiência de Vitamina D, atestada por exames laboratoriais. Surpreendentemente, grande percentual da população mundial tem níveis inadequados de vitamina D.

A forma hormonal ativa da vitamina D, 1,25-di-hidroxivitamina D tem influência na expressão de mais de 900 genes variantes no nosso corpo. Esta VITAMINA HORMÔNIO tem fundamental importância de algumas variáveis no corpo humano como:

✅ Redução da inflamação induzida pelo exercício

✅ Redução genes supressores de tumores

✅ Melhora da função neurológica

✅ Melhora da saúde cardiovascular

✅ Melhora do metabolismo de glicose

✅ Impacto positivo sobre a saúde óssea e desempenho muscular

Mas e a deficiência da Vitamina D? Bom, a deficiência se torna um problema grave estando diretamente relacionado com:

❌ Depressão
❌ Declínio cognitivo
❌ Incidência de câncer e diabetes
❌ Risco aumentado para problemas ósseos (osteopenia e osteoporose)
❌ Efeitos catabólicos no tecido muscular
❌ Perda no desempenho

Uma recente revisão publicada no JISSN (Journal of the International Society of Sports Nutrition) analisou a participação da vitamina D no contexto do esporte x nutrição e seu potencial papel na otimização do desempenho atlético. E concluiu que níveis adequados de Vitamina D se apresentaram de forma benéfica para um melhor desempenho atlético.

Portanto pessoal, não fiquem na dúvida. Procurem um profissional capacitado que possa fazer esta investigação, pois você pode ser mais um com esta deficiência.