Alimentação x Imunidade

➡️O tratamento para o câncer, como quimioterapia, radioterapia e cirurgias, têm o objetivo de combater a doença, porém, acabam afetando também o sistema imune. Uma boa alimentação pode ajudar o corpo a ter a força que necessita para melhorar este quadro.

➡️Quantidades adequadas de calorias e proteínas são essenciais para o corpo se recuperar, e são necessárias antes, durante e após estes tratamentos, pois eles podem causar o que são conhecidos como “sintomas de impacto nutricional”. Estes sintomas podem interferir com o desejo do paciente de comer bem, podendo ser: feridas na boca, alteração do paladar, falta de apetite, náuseas, vômitos, sentir-se satisfeito antes que você tenha comido o suficiente, dificuldade em engolir, constipação e diarréia.

➡️A boa alimentação durante o tratamento pode ajudar a manter ou recuperar o peso, a diminuir a toxicidade ao tratamento e, com isso, pode ajudar a controlar alguns efeitos colaterais do tratamento.

➡️Suas necessidades nutricionais não permanecem as mesmas desde o diagnóstico de câncer até a recuperação, elas vão mudar de acordo com o que seu corpo está passando e o que ele precisa.

➡️Faça pequenas refeições ou lanches a cada duas horas e prefira os alimentos de melhor sabor para você. Beba muito líquido para ficar hidratado.

⚠️ Consultar um(a) nutricionista para desenvolver um plano personalizado pode ajudar você a gerenciar ou, pelo menos, compensar os sintomas que poderiam impedi-lo de comer.

➡️Lembre-se em que a nutrição também faz parte do seu tratamento. Ela pode fazer uma enorme diferença na sua recuperação, na capacidade do seu organismo para lutar e na quantidade de energia que você tem.

➡️Paciente em risco nutricional podem se beneficiar do uso de um suplemento oral juntamente com a alimentação. Seu médico e a nutricionista são os profissionais de saúde habilitados a fazer esta avaliação e individualizar a dieta de cada paciente.