Em homenagem ao OUTUBRO ROSA e cuidado a todos as nossas meninas, neste mês nos concentraremos a colocar dicas para a prevenção do câncer de mama através da Nutrição.
–
Elencamos os 12 melhores alimentos para quem deseja seguir uma alimentação preventiva ao câncer.
–
Agrião 🍃 = abundante em um fitoquimico chamado feniletil isotiocianato, composto que da sabor picante a folha que pode bloquear uma proteína chamada HIF que uma das responsáveis por aumento de novos vasos sanguíneos, no qual levam ao desenvolvimento do câncer de mama …
–
Tomate 🍅 = ricos em licopeno e flavonoides…
–
Brócolis 🥦 = rico em indol 3 carbinol que um antiestrógeno natural…
–
Alho e cebola- ricos em compostos sulfurados…
–
Cúrcuma 🍠- rico em curcumina e flavonoides . Dica: para melhor absorção combinar com ambiente oleoso juntamente com pimenta do reino ou pimenta preta ( piperina )…
–
Cenoura 🥕 = rica em carotenóides…
–
Ameixa = rica em flavonóides…
–
Cogumelos e Aveia = ricos em beta glucanas…
–
Azeite de oliva e Abacate 🥑 = rico em polifenóis…
–
Cacau ou Chocolate 🍫 85% = rico em antioxidantes…
–
Nozes = ricos em fitosteróis;
Chá verde = rico em catequinas…
–
Todas as substâncias citadas acima tem potentes efeitos anti-câncer atuando em grande parte no bloqueio da evolução de células pré-cancerosas em tumores malignos e induzindo a apoptose, ou seja, a morte das células doentes.
Vale a pena ressaltar que nenhum alimento pode curar o câncer e sim respondem a prevenção e no tratamento.
Níveis muito baixos de Vitamina D podem estar associados ao sistema imune, por isso, é fundamental a exposição saudável ao sol e, se for necessário, a reposição medicamentosa .
Para finalizar ha muita desinformação sobre alimentação e o câncer que merece ser esclarecida somente sob a luz da Ciência, portanto cuidado com as fake News….
–
BAENA R. C., Muito além dos nutrientes: o papel dos fitoquímicos nos alimentos integrais. Diagn Tratamento 2015;20(1):17-21.
BRASIL. Ministério da Saúde, 2009 – Alimentos Funcionais. Disponível em: <http://bvsms.saude.gov.br/bvs/dicas/220_alimentos_funcionais.html. Acesso em 06 de junho de 2016.