Hormônios sacietógenos

Pessoal bom dia vocês sabiam que a saciedade é regulada por um complexo sistema que coordena a ingestão alimentar e o gasto energético ? 

Pois é estes sinais são coordenados principalmente pelo “eixo intestino-cérebro” .

Vamos entender resumidamente sobre alguns destes hormônios..

Amilina = A ação anorexígena da amilina parece estar associada com os sistemas serotonina-histamina e dopaminérgico no cérebro, bem como com a inibição da liberação de NPY que é um dos responsáveis pela sensação de fome.

A CCK secretada no período pós-prandial pelas células do duodeno e íleo. Seus níveis aumentam rapidamente com um pico de 15 minutos após uma refeição.

PYY = Ele age inibindo a liberação de NPY por neurônios orexigenos, através do receptor de PYY3-36. Como o NPY é responsável pela sensação de fome, o peptídeo YY inibe a fome. Observa-se portanto um controle da ingestão alimentar. A ingestão de gorduras resulta em maior liberação de PYY comparado com a ingestão de carboidratos ou proteínas.

GLP1 = Suas ações são: estimulo da biossíntese e liberação da insulina, redução do esvaziamento gástrico, relaxamento do fundo do estomago, reduz a secreção de acido clorídrico no estomago e finalmente, gera a sensação de saciedade, ao ultrapassar a barreira hematoencefálica. Em pessoas obesas, uma das possibilidades é não haver um aumento significativo da secreção de GLP-1, ocasionando a falta da sensação de saciedade.

Resumindo todos os hormônios tem papel fundamental e critico para o controle da ingestão alimentar, por meio da saciedade. Esse é um grande problema para pessoas obesas e é pouco compreendido por leigos que, na maioria das vezes, não sabem que fazer uma dieta não é algo tão simples assim que necessite apenas de forca de vontade. 

Muitas pessoas que são obesas e podem ter esse problema sentem-se mal consigo mesmas por não conseguir controlar a própria fome.

Por isso a ajuda profissional e imprescindível !

Deixe seu comentário

Rolar para o topo